domingo, 13 de fevereiro de 2011

Pilates e Corrida


O pilates vem aliar benefícios aos que praticam corrida. Nesse universo de corredores não estão somente os atletas profissionais, mas também os amadores e aqueles que praticam a atividade nos finais de semana. Nesse momento, é necessário dispensar muita atenção à preparação física adequada, evitando assim as possíveis lesões.

A corrida é uma atividade que exige técnica. O ideal é contar com a orientação de um educador físico, que será capaz de indicar o treinamento adequado. É necessário desenvolver um treinamento progressivo a partir de uma avaliação inicial, levando em conta o condicionamento físico, a experiência prévia de movimento e as questões emocionais que possam interferir no desempenho do atleta. Além disso, é preciso bastante atenção ao tênis escolhido para a prática e ao tipo de terreno, de preferência, correr na grama para proteger as articulações e tecidos corporais de lesões mais freqüentes, como fraturas por estresse na tíbia, fascite plantar, tendinites, bursites, distensões e lesões nos joelhos e tornozelos. Melhor do que tratá-las é preveni-las e, para isso, o Pilates pode ser utilizado como uma ferramenta de precaução.

Seja qual for o grau de intimidade com o esporte, seja o atleta novato ou profissional, o método Pilates pode ajudar a desenvolver o aperfeiçoamento das técnicas de corrida.

As vantagens desse método são inúmeras, tanto na melhora do desempenho e na prevenção de lesões, quanto na reabilitação. Os benefícios do Pilates vão desde a aquisição e manutenção de uma boa postura, fundamental para melhorar o aproveitamento biomecânico, evitando sobrecargas nas articulações, ossos e músculos e trazendo maior economia de energia.

A modalidade é considerada uma importante atividade complementar para a corrida e tem eficiência comprovada. Pelo fato de trabalhar a região do core, conjunto de músculos abdominais e dorsais que controlam o centro de gravidade do corpo, tão importante na corrida, o Pilates estabiliza a coluna lombar e, conseqüentemente, influencia o posicionamento e movimentação dos membros inferiores e superiores.

O fortalecimento da musculatura, juntamente com o controle respiratório profundo realizado no Pilates, também permite uma melhora na postura, o que evita desequilíbrios musculares. A boa respiração fabrica menos ácido láctico e proporciona um duplo benefício para o corredor: a diminuição da dor muscular e o aumento do rendimento.

A consciência corporal adquirida, somada a uma estrutura musculoesquelética preparada, permite a execução de ações rotineiras sem causar dor. Os exercícios em uma aula de Pilates visam a qualidade do movimento.

Antes de ir às ruas e aproveitar o clima favorável do verão, seguem algumas dicas do Pilates para você intensificar o seu treino: respire profunda e calmamente, equilibrando o emocional, ativando todos os sistemas corporais. A seguir, coordene cada passada a uma respiração - dois passos inspirando e três expirando. No mais sorria, relaxe e divirta-se com o ar da estação que inspira liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário