domingo, 7 de agosto de 2011

Pilates pode melhorar o desempenho dos Surfistas!


O surfe ou surf (do inglês surf) é uma prática desportiva marítimo, frequentemente considerada parte do grupo de atividades denominadas desportos radicais, dado o seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados ao acompanhar o movimento de uma onda do mar sobre uma prancha.

É um esporte onde a coluna é muito exigida, devido às manobras que prejudicam a biomecânica da coluna vertebral. Além de tratar e prevenir dores na coluna, o pilates também trabalha o equilíbrio e a resistência dos praticantes.

Os desvios na coluna acarretam muitas dores e limitações. As alterações no alinhamento da postura são consideradas viciosas e aparecem junto aos movimentos rotineiros deste esporte. A maior parte dos desvios ocorre na região lombar, que é a base da coluna onde há maior mobilidade e suporte de maior peso.

Em todos os esportes com prancha, o Pilates, na maioria das vezes, pode trazer muitos benefícios, dentre eles, o aumento da coordenação neuromuscular, que é um trabalho mais funcional e específico para o movimento deste tipo de esporte.

A maneira mais indicada de se prevenir estes desvios na coluna é a prática de atividades físicas, com exercícios que fortalecem as musculaturas abdominais, espinhais, glúteos e pélvicos trocanterianos. Assim, é possível evitar encurtamentos musculares e lesões, melhorando o rendimento esportivo.

Deve ser feito um treinamento global, em que a mente e o corpo estejam conectados e bem preparados, respeitando o princípio da individualidade. Os surfistas precisam mais que nunca, estarem com a musculatura do pescoço forte, flexível e resistente, para aguentar horas de remadas e manobras, sem contar com o peso da própria cabeça. Os braços precisam apresentar resistência, flexibilidade, coordenação e estarem alinhados com os movimentos das manobras. Caso contrário, a manobra não sai como deveria.

E o tronco é o principal membro do corpo a ser trabalhado, pois é onde está o CORE que é o complexo quadril- lombar- pelve e abdômen. No CORE está o centro de gravidade do corpo, o power house (casa de força), que é aonde se iniciam os movimentos das manobras.

Por isso, encontramos um número cada vez maior de surfistas que recorrem ao Pilates para tratar as dores nas costas e se beneficiar de muitas vantagens que o método pode oferecer – trabalhando o equilíbrio, a flexibilidade, o fortalecimento de coluna, dos braços e das pernas, elementos essenciais para uma boa prática do surf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário