domingo, 23 de outubro de 2011

Benefícios do pilates na lombalgia


Muitas das causas da lombalgia ainda permanecem desconhecidas, diante disso portadores de dores crônicas têm buscado terapias complementares sendo o Pilates um dos métodos procurados.

Para entender melhor essa patologia, vamos começar pelo seu conceito. A lombalgia são todas as condições de dor, com ou sem rigidez, localizadas na região inferior das costas, em uma área situada entre a nossas últimas costelas até abaixo do glúteo. A dor lombar tem causas congênitas, degenerativas, inflamatórias, infecciosas, afecções traumáticas, ou ainda por fatores variados, como estresse, ansiedade, má postura, sedentarismo e tensão emocional.

A lombalgia, dentre as patologias osteomioarticulares, merece destaque devido a sua alta incidência, sendo considerada um problema de saúde publica. Estudos demonstram que 60% a 90% da população adulta sofrerão em algum momento de sua vida com dor lombar, tendo predileção por adultos jovens, sendo uma das principais razões por afastamento do trabalho.

As opções de tratamento para as lombalgias são inúmeras. Entre as formas de tratamento, encontra-se o tratamento conservador e o cirúrgico. O conservador é composto pelo medicamentoso, através de analgésicos, antiinflamatórios não-esteroidais e relaxantes musculares; fisioterapia convencional, com utilização da crioterapia, termoterapia, eletrofonofototerapia, cinesioterapia, exercícios físicos controlados, tratamento preventivo e também por terapias alternativas. O cirúrgico é utilizado principalmente em casos de hérnia discal lombar . Contudo, a dificuldade de prevenção e tratamento da lombalgia é devida a sua origem ser multifatorial e também devido ao fato de que muitas das suas causas ainda permanecem desconhecidas. Diante disso, portadores de dores crônicas têm buscado terapias complementares na tentativa de uma melhora efetiva de suas afecções, sendo o Pilates um dos métodos procurados.

Joseph Humberts Pilates através da união da filosofia oriental e ocidental criou um método que interage corpo e mente. A interação entre corpo e mente segundo J. Pilates, é conseguida através dos seis princípios do método Pilates: respiração, concentração, precisão, fluidez, centro e controle.

Contudo nós já temos conhecimento dos inúmeros benefícios que o método traz para todos os que utilizam. Mas para mostrar a relação entre o Pilates e a lombalgia, podemos citar um estudo realizado por alunos da PUC-MG, na cidade de Poço de Caldas.

No estudo foi avaliado a condição de dor lombar antes e depois da aplicabilidade do Pilates. Foram analisados 2 indivíduos do sexo feminino, ambas sedentárias e portadoras de lombalgia, não realizam nenhum outro tipo de tratamento para lombalgia. Foram realizadas 12 sessões de Pilates com duração de 90 minutos no período de agosto a outubro de 2006.

Após o término das 12 sessões, foi realizada uma reavaliação pelo mesmo indivíduo que realizou a avaliação, contendo os mesmos itens presentes nesta, comparando-se assim os parâmetros antes e após a aplicação do método Pilates.

Ambas pacientes apresentaram uma diminuição numérica da intensidade da dor podendo ser observado no gráfico 1.

Neste estudo concluiu-se que o método Pilates apresentou uma interferência positiva no quadro de lombalgia de ambas pacientes.

Ainda existem poucos estudos científicos relacionados ao tratamento da lombalgia através do método Pilates, portanto novos estudos devem ser realizados para que se possa comprovar a real eficácia do método, pois este inda é considerado um tratamento físico para lombalgia de valor desconhecido .

Fonte: http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/alternativa/pilates_marina/pilates_marina.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário