domingo, 22 de janeiro de 2012

Hidropilates


                                                               fonte: portalflavour.com

O sucesso do método Pilates pode ser visto quando novas formas de utilizar o método são criadas. O Hidropilates, Water Pilates ou Acqua Pilates. É um programa que adapta os exercícios de Pilates para a piscina. Em vez de desenvolver músculos volumosos, com Pilates na água você cria uma forma corporal definida, forte e equilibrada.

O Pilates tem como objetivo principal o condicionamento físico, autocontrole, respiração e postura correta, tudo isso sem causar fortes impactos. O Hidropilates também é voltado para esses objetivos, porém por ser mais leve, ele faz com que o praticante saia da água com a mente e músculos relaxados. A possibilidade de se trabalhar em apoio de paredes, barras, equipamentos e acessórios, assim como em profundidades diferentes, potencializam o trabalho de estabilização e equilíbrio. Pontos fundamentais na técnica.

O Hidropilates se torna interessante porque possibilita pessoas que tem dificuldades de movimentação em solo possam realizar os movimentos. O hidropilates só traz benefícios, relaxa, aumenta a flexibilidade, o controle do corpo e trabalha a musculatura, sem sobrecargas no organismo; Trabalha a força de duas maneiras: através da realização de movimentos específicos e executando todos os movimentos contra a resistência da água e suas instabilidades.

Qualquer movimento que se realize na água terá uma resistência maior do que a do ar, o Hidropilates aproveita esta resistência para a realização de diferentes exercícios, com a vantagem que o sujeito pode eleger o nível de resistência, quanto mais força realizada maior a resistência oferecida pela água.
Nem todos os movimentos de Pilates podem ser realizados na água. No entanto, alguns podem ser mais facilmente executados e muitas vezes realizados de forma mais confortável por mais tempo do que em terra.

O Pilates permite que a maioria dos movimentos sejam modificados ou alterados para os praticantes de acordo com seu nível. Se você é um novato ou tem preocupações adicionais devido a lesões, os movimentos podem ser modificados para atender às suas necessidades. Se você é um atleta experiente ou praticante avançado, os movimentos podem ser variados para fornecer mais desafio, usando profundidades diferentes, diferentes áreas da piscina, equipamentos pequenos como flutuadores específicos, bandas elásticas, barras, rolos, movimentos na água pelos outros praticantes e trabalho em dupla.

Não há restrições e limite de idade para se praticar hidropilates. Não há contra-indicações, nem para pessoas com idade avançada, portadoras de deficiências ou limitações que dificultam o alongamento e o equilíbrio.

Pilates na água queima em média de 300 calorias por sessão, sendo recomendado para quem sofre lesões ou problemas musculares, gestantes, terceira idade e indivíduos que desejem realizar uma atividade física de baixo impacto, mas que lhes garanta bons resultados.

2 comentários:

  1. Interessados em cursos de Hidropilates, Water Pilates ou Pilates na água ente no site: www.aquabrasil.info

    ResponderExcluir
  2. Não tem o icone para a nota, ou fato seja compartilhado nas redes sociais... daria mais visibilidade para o blog, site e empresa!! Fiquei interessada com todos esses assuntos! parabéns!!

    ResponderExcluir