domingo, 17 de março de 2013

Pilates & Distensão Muscular


     Os músculos são formados por fibras. Quando estas fibras ou parte delas se rompem, denomina-se distensão muscular. Ou seja, ocorre uma ruptura abrupta, uma lesão das fibras desencadeando o desequilíbrio muscular.
     A distensão é mais comum nos músculos da perna - especialmente na parte interna da coxa e na panturrilha.


                                                            Fonte: www.clinicadeckers.com.br

Principais causas da Distensão Muscular:
- Um movimento brusco exige além da capacidade do músculo, desencadeando um alongamento exagerado das fibras musculares ocasionando a distensão muscular.
  Por exemplo: na prática de esportes, o praticante não realiza aquecimento e alongamentos antes do início do exercício, logo ao ter que executar um movimento brusco pode desencadear uma distensão. Ou ainda, uma pessoa sedentária pode desencadear uma lesão nas fibras musculares dentro da sua atividade de vida diária, a partir de um esforço excessivo.
- A má alimentação (deficiência em ferro e proteínas) interfere na elasticidade e capacidade dos músculos.
- O excesso de treinamento, overtraining, apresenta repercussões negativas em vários sistemas do corpo. A sobrecarga de exercícios físicos contribui para a perda da resistência dos músculos e facilita o aparecimento de lesões.
- O sedentarismo e o envelhecimento estão associados diretamente com a diminuição de flexibilidade e a falta de colágeno (proteína que permite a elasticidade dos tecidos), assim estes também são responsáveis pelas distensões musculares. Sabe-se que com o envelhecimento, a substância é produzida em menor quantidade pelo organismo.

Possíveis Sintomas:
     Dor aguda, edema e o aparecimento de hematomas no local.

Pilates X Distensão Muscular
     Inicialmente deve-se repousar o músculo afetado de qualquer esforço e/ou exercício. Aconselha-se administrar crioterapia (gelo) no local para frear a inflamação desencadeada pela lesão das fibras musculares. E ainda, procurar atendimento especializado.
     Após a fase aguda, o Pilates assume um papel essencial, visando aumentar a capacidade elástica dos músculos através de exercícios que incrementam a flexibilidade.

Origem: http://www.studioequilibrium.com.br

Um comentário: